sábado, 9 de junho de 2012

planos de aulas


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DEDC-CAMPUS XII-GUANAMBI
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PARFOR
PÓLO: PALMAS DE MONTE ALTO-BAHIA
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS



PLANO DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Anísio Teixeira
COMPONENTE CURRICULAR: LPLB
SÉRIE: 3ª ano Ensino Médio          TURMA: Única               TURNO: Noturno
PROFESSOR (A) ALUNO (A): Cleicia Neves da Silva
Nº DE AULAS: 08 aulas                                  PERÍODO: 16/04 a 23/04




EIXO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO:
ü  Organização textual do gênero carta: pessoal.



OBJETIVOS:
ü  Realizar a leitura, identificando e demonstrando compreensão da carta.
ü  Identificar as características do gênero carta pessoal produzindo-os.
ü  Diferenciar o período composto por coordenação do período composto por subordinação.
ü  Reconhecer o tipo de relação que se estabelece entre as orações em um período composto por coordenação e em um período composto por subordinação.



CONTEÚDOS:
ü  Leitura, interpretação e produção textual: Carta pessoal.
       Sintaxe do período simples e composto;
ü  Estudo do período composto.



ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO:
ü  Leitura da mensagem: Pregos no muro
ü  Reflexão da mesma
ü  Distribuição da carta impressa de Pity, para a turma.
ü  Leitura diversificada: silenciosa, oral, dirigida e coletiva da carta acima pelos alunos;
ü  Questionamentos orais para sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
·         Quem escreveu a carta? E para quem escreveu?
·         Qual foi a intenção de Pity ao escrever a carta para Micha?
·         É um tipo de carta aberta ou pessoal? Por quê?
·         Outros a partir do interesse da turma.
ü  Exposição participativa do conteúdo: Estudo do período composto, partindo da carta de Pity.
ü  Aprofundamento do conteúdo no livro do aluno cap: 09 pág: 264 a 273.
ü  Sistematização individual do conteúdo na lousa.
ü  Correção coletiva da mesma.
ü  Tendo em base as discussões em sala de aula e no seu conhecimento já construído a respeito da carta pessoal, os alunos irão produzir uma carta pessoal para um dos colegas da classe  relatando o que aprendeu do conteúdo estudado.



RECURSOS:
ü  Material didático do aluno: caderno, lápis, caneta, borracha, livro. Lousa, apagador, pincel atômico, papel oficio, computador, impressora.



AVALIAÇÃO:
ü  Observando o interesse do aluno, a participação, o desenvolvimento das atividades produzidas orais ou escritas, individuais e coletivos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABAURRE, Maria Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido: 3ª Série. 1ª ed. São Paulo 2008: editora, Moderna.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens: 1ªsérie. 5ªed. São Paulo 2005: Atual editora.







































UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DEDC-CAMPUS XII-GUANAMBI
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PARFOR
PÓLO: PALMAS DE MONTE ALTO-BAHIA
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS



PLANO DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Anísio Teixeira
COMPONENTE CURRICULAR: LPLB
SÉRIE: 3ª ano Ensino Médio          TURMA: Única               TURNO: Noturno
PROFESSOR (A) ALUNO (A): Cleicia Neves da Silva
Nº DE AULAS: 08 aulas                                 PERÍODO: 24/04 a 12/05




EIXO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO:
ü  Organização textual do discurso dissertativo – argumentativo: a informatividade.




OBJETIVOS:
ü  Fazer a leitura, interpretação, demonstrando compreensão das partes do texto.
ü  Conhecer e produzir o texto dissertativo- argumentativo, observando a adequação do grau de informatividade ao interlocutor e a qualidade do discurso.
ü  Reconhecer os valores semânticos das orações coordenadas.
ü  Classificar as orações coordenadas dentro do texto.
ü  Diferenciar orações coordenadas assindéticas e sindéticas dentro do texto.



CONTEÚDOS:
ü  Leitura, interpretação e produção textual: texto dissertativo- argumentativo: a informatividade.
ü  Período composto por coordenação;



ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO:
ü  Leitura da mensagem: Ser feliz
ü  Reflexão da mesma
ü  Distribuição de uma redação de aluno que retrata a violência social.
ü  Leitura diversificada: silenciosa, oral, dirigida e coletiva do texto citado acima pelos alunos;
ü  Questionamentos orais para sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
·         Quem é o autor dessa redação? Qual é o titulo?
·         Qual é a ideia central dessa redação?
·         É uma redação narrativa, descritiva ou dissertativa? Por quê?
·         O aluno seguiu corretamente a estrutura de um texto dissertativo, utilizando de forma adequada às conjunções que indica introdução, desenvolvimento e conclusão? Por quê?
·         A leitura do texto é atraente?
·         Pelo grau de informação do texto podemos afirmar que o aluno teve domínio do assunto desenvolvido? Por quê?
·         Com as informações que o aluno utilizou o texto consegue convencer o leitor sobre o ponto de vista que defende? Por quê?
·         Outros a partir do interesse da turma.

ü  Exposição participativa do conteúdo: período composto por coordenação, partindo da redação “dissertativa” do aluno.
ü  Aprofundamento do conteúdo no livro do aluno cap: 10 pág: 274 a 285.
ü  Sistematização individual do conteúdo na lousa.
ü  Correção coletiva da mesma.
ü  Tendo em base as discussões em sala de aula e no seu conhecimento já construído a respeito do texto dissertativo- argumentativo, os alunos irão refazer a redação do aluno que retrata a violência dando ênfase a estrutura do texto dissertativo e o grau da informação.



RECURSOS:
ü  Material didático do aluno: caderno, lápis, caneta, borracha, livro. Lousa, apagador, pincel atômico, papel oficio, computador, impressora.



AVALIAÇÃO:
ü  Observando o interesse do aluno, a participação, o desenvolvimento das atividades produzidas orais ou escritas, individuais e coletivos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABAURRE, Maria Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido: 3ª Série. 1ª ed. São Paulo 2008: editora, Moderna.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens: 8ª série. 4ª ed. São Paulo 2006: Atual editora.




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