sábado, 9 de junho de 2012

prova sobre período composto por coordenação e o pré-modernismo


VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM LPLB I UNIDADE



        ORIENTAÇÃO GERAL:

ü  Este instrumento avaliativo consta de 10 questões a ser respondida, você deve conferi-lo, verificando se está completo. Caso contrário, solicite a sua substituição.

ü  Não lhe é permitido comunicar-se com outro colega ou socorrer de consultas a livros, anotações, celulares ou outros aparelhos eletrônicos;

ü  Não rasure, não amasse, nem suje este exemplar. Caso isso aconteça, você será penalizado na nota;

ü  Utilize caneta azul ou preta e atente-se para as questões de marcar;

ü  Não se esqueça de assinar no espaço próprio indicado;

ü  Tempo disponível para realização da prova: 02 aulas;

BOM TRABALHO E SUCESSO!

Esta avaliação terá como objetivo sistematizar os conhecimentos adquiridos sobre os conteúdos estudados durante as aulas: Pré-modernismo e período composto por coordenação.



Leia um trecho de Os sertões, de Euclides da Cunha.

ASPECTO ORIGINAL



A urbs (cidade) monstruosa, de barro, definia bem a civitas (cidade) sinistra do erro. O povoado surgia, dentro de algumas semanas, já feito em ruínas. Nascia velho. Visto de longe, desdobrado pelos cômoros, atulhando as canhadas cobrindo área enorme, trucando nas quebradas, revolto nos pendores (rampas) – tinha o aspecto perfeito de uma cidade cujo solo houvesse sido sacudido e brutalmente dobrado por um terremoto. [...]

Feitas de pau a pique e divididas em três compartimentos minúsculos, as casas eram paródia grosseira da antiga morada romana: um vestíbulo exíguo, um atrium (sala principal) servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar e de recepção; e uma alcova ( quarto) lateral, furna escuríssima mal revelada por uma porta estreita e baixa.[...] Traíam a fase transitória entre a caverna primitiva e a casa.[...] O mesmo desconforto e, sobretudo, a mesma pobreza repugnante, traduzindo de certo modo, mais do que a miséria do homem, a decrepitude da raça.[...]

[...] Vinham [as caravanas de fiéis] de todos os pontos, carregando os haveres todos; e, transpostas as últimas voltas do caminho, quando divisavam o campanário humilde da antiga Capela, caíam genuflexos (ajoelhados) sobre o chão aspérrimo. Estava atingindo o termo da romagem. Estavam salvos da pavorosa hecatombe (destruição), que vaticinavam as profecias do evangelizador. Pisavam, afinal, a terra da promissão- Canaã (terra) sagrada, que o Bom Jesus isolara do resto do mundo por uma cintura de serras...

Chegavam estropeados da jornada longa, mas felizes. [...]

CUNHA, Euclides da. Os sertões. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,1995.v.2.p.227-232.(fragmento).



INTERPRETANDO O TEXTO



1 ) Tendo por base o fragmento do livro Os sertões e o seu conhecimento, procure relatar como é descrito o povoado que está sendo construído pelos seguidores de Antônio  Conselheiro em Canudos.(0,5)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)Após descrever o povoado de Canudos, o narrador volta-se para as pessoas. Que motivação elas tinham para ir até o povoado e ali ficar?(0,5)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)Que explicação o texto dá para o fato de, mesmo chegando “estropeados”, os romeiros estavam felizes?(0,5)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Considere as informações do texto sobre as condições de vida em Canudos.  Que função a religião poderia desempenhar na vida dessas pessoas? Por quê? (0,5)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Na linha 6-7 do texto ... , sala de jantar e de recepção; e uma alcova, temos uma conjunção. Assim, procure identificar e classificá-la. (0,5)

_____________________________________________________________________________________________

 6)Vimos que as conjunções tem a função de ligar duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Elas classificam em: aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas, explicativas. Por isso enumere a 2º coluna de acordo a 1ª.  (0,5)

a) (  1 ) Aditiva                                         (     ) Ou seguia o Antônio Conselheiro ou seguia o  cangaço. 

b)(  2 ) Conclusiva                                     (     ) Servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar e de recepção.

c)(  3 )Explicativa                                     (     ) Chegavam estropeados da jornada longa, mas felizes.

d)( 4 ) Adversativa                                    (     ) Muitos seguia a pregação de Antônio Conselheiro porque vivia de modo precário.

  e)(  5 ) Alternativa                                      (     ) Antônio Conselheiro profetizava que o sertão iria virar mar,portanto                                                                                                                                        sua profecia foi cumprida                                        sua profecia foi cumprida. 

7) O período composto por coordenação é formado por orações sintaticamente independentes. Elas podem ser sindéticas e assindéticas. Com base nessas informações, classifique os períodos abaixo em sindéticas ou assindéticas. (0,5)

a) Vinham [as caravanas de fiéis] de todos os pontos, carregando os haveres todos.___________________________.

b) Estava atingindo o termo da romagem._____________________________________.

c) Chegavam estropeados da jornada longa, mas felizes.__________________________________.

d) Estavam salvos da pavorosa hecatombe (destruição), que vaticinavam as profecias do evangelizador._______________________________.



8)Leia com atenção: (0,5)

“Data de 1915 a publicação de "Triste Fim de Policarpo Quaresma", romance de grande densidade crítica e carregado de uma visão agressiva e realista que, entre outras coisas, retrata a vida no subúrbio carioca, através de uma linguagem rica de comunicações e de recursos expressivos”.
O autor desse romance é:
a) Monteiro Lobato             b) Euclides da Cunha                 c) Graça Aranha
d) Alcântara Machado           e) Lima Barreto

9)Nas duas primeiras décadas do século XX, surgiu, no Brasil, o Pré-modernismo. Sobre esse tema, assinale V para verdadeiro e F para falso. (0,5)

a)      (    ) O pré-modernismo é considerado um período de transição: conserva algumas tendências das estéticas da segunda metade do século XXI(Realismo, Naturalismo e Simbolismo).

b)      (   ) O pré-modernismo não é uma estética literária , pois conserva traços do Realismo, Simbolismo e Naturalismo.

c)      (    ) Euclides da Cunha dividiu seu livro em três partes: o solo, a terra, o clima.

d)      (    ) Lima Barreto  narrou a vidas nos subúrbios cariocas. Era lá que vivia a pequena classe média

e)      (    ) Através de Policarpo, Lima Barreto tematiza o embate entre o real e o ideal.

f)       (    ) Para realizar o projeto literário do pré-modernismo era preciso desviar o olhar das classes sociais menos privilegiada,  e enfocar os personagens que não havia aparecido ainda como os empresários.



10) Os sertões é uma narrativa da insurreição de um grupo de fanáticos religiosos e não só descreve a sociedade, mas também a geografia, geologia, e zoologia plana do sertão brasileiro. Com seu apurado estilo jornalístico-épico, Euclides da Cunha traça um retrato dos elementos que compõem a guerra de Canudos dividindo sua obra em três partes. Cite- as descrevendo a característica de cada uma. (0,5) (verso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário