VERIFICAÇÃO
DA APRENDIZAGEM LPLB I UNIDADE
ORIENTAÇÃO GERAL:
ü Este instrumento
avaliativo consta de 10 questões a ser respondida, você deve conferi-lo,
verificando se está completo. Caso contrário, solicite a sua substituição.
ü Não lhe é
permitido comunicar-se com outro colega ou socorrer de consultas a livros,
anotações, celulares ou outros aparelhos eletrônicos;
ü Não rasure, não
amasse, nem suje este exemplar. Caso isso aconteça, você será penalizado na
nota;
ü Utilize caneta
azul ou preta e atente-se para as questões de marcar;
ü Não se esqueça
de assinar no espaço próprio indicado;
ü Tempo disponível
para realização da prova: 02 aulas;
BOM
TRABALHO E SUCESSO!
Esta avaliação terá como objetivo sistematizar os
conhecimentos adquiridos sobre os conteúdos estudados durante as aulas:
Pré-modernismo e período composto por coordenação.
Leia
um trecho de Os sertões, de Euclides da Cunha.
ASPECTO ORIGINAL
A
urbs (cidade) monstruosa, de barro, definia bem a civitas (cidade) sinistra do
erro. O povoado surgia, dentro de algumas semanas, já feito em ruínas. Nascia
velho. Visto de longe, desdobrado pelos cômoros, atulhando as canhadas cobrindo
área enorme, trucando nas quebradas, revolto nos pendores (rampas) – tinha o
aspecto perfeito de uma cidade cujo solo houvesse sido sacudido e brutalmente
dobrado por um terremoto. [...]
Feitas
de pau a pique e divididas em três compartimentos minúsculos, as casas eram
paródia grosseira da antiga morada romana: um vestíbulo exíguo, um atrium (sala
principal) servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar e de recepção; e uma alcova ( quarto) lateral, furna
escuríssima mal revelada por uma porta estreita e baixa.[...] Traíam a fase
transitória entre a caverna primitiva e a casa.[...] O mesmo desconforto e,
sobretudo, a mesma pobreza repugnante, traduzindo de certo modo, mais do que a
miséria do homem, a decrepitude da raça.[...]
[...]
Vinham [as caravanas de fiéis] de todos os pontos, carregando os haveres todos;
e, transpostas as últimas voltas do caminho, quando divisavam o campanário
humilde da antiga Capela, caíam genuflexos (ajoelhados) sobre o chão aspérrimo.
Estava atingindo o termo da romagem. Estavam salvos da pavorosa hecatombe
(destruição), que vaticinavam as profecias do evangelizador. Pisavam, afinal, a
terra da promissão- Canaã (terra) sagrada, que o Bom Jesus isolara do resto do
mundo por uma cintura de serras...
Chegavam
estropeados da jornada longa, mas felizes. [...]
CUNHA,
Euclides da. Os sertões. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova
Aguilar,1995.v.2.p.227-232.(fragmento).
INTERPRETANDO
O TEXTO
1 ) Tendo por base o fragmento do
livro Os sertões e o seu conhecimento, procure relatar como é descrito o
povoado que está sendo construído pelos seguidores de Antônio Conselheiro em Canudos.(0,5)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)Após descrever o povoado de
Canudos, o narrador volta-se para as pessoas. Que motivação elas tinham para ir
até o povoado e ali ficar?(0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Que explicação o texto dá para o
fato de, mesmo chegando “estropeados”, os romeiros estavam felizes?(0,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Considere as informações do texto sobre as
condições de vida em Canudos. Que função
a religião poderia desempenhar na vida dessas pessoas? Por quê? (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Na linha 6-7 do texto ... , sala de jantar e de recepção; e uma alcova,
temos uma conjunção. Assim, procure identificar e classificá-la. (0,5)
_____________________________________________________________________________________________
6)Vimos
que as conjunções tem a função de ligar duas orações ou dois termos que exercem
a mesma função sintática. Elas classificam em: aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas, explicativas.
Por isso enumere a 2º coluna de acordo a 1ª.
(0,5)
a) ( 1 )
Aditiva (
) Ou seguia o Antônio
Conselheiro ou seguia o cangaço.
b)( 2 ) Conclusiva ( ) Servindo
ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar
e de recepção.
c)( 3 )Explicativa ( ) Chegavam estropeados da jornada longa, mas felizes.
d)( 4 ) Adversativa
( ) Muitos seguia a pregação de Antônio
Conselheiro porque vivia de modo
precário.
e)( 5 ) Alternativa ( )
Antônio Conselheiro profetizava que o sertão iria virar mar,portanto sua profecia foi cumprida sua
profecia foi cumprida.
7) O período composto
por coordenação é formado por orações sintaticamente independentes. Elas
podem ser sindéticas e assindéticas. Com base nessas informações,
classifique os períodos abaixo em sindéticas ou assindéticas. (0,5)
a) Vinham [as caravanas de
fiéis] de todos os pontos, carregando os haveres todos.___________________________.
b)
Estava atingindo o termo da romagem._____________________________________.
c) Chegavam estropeados da
jornada longa, mas felizes.__________________________________.
d) Estavam salvos da pavorosa hecatombe
(destruição), que vaticinavam as profecias do evangelizador._______________________________.
8)Leia com atenção: (0,5)
“Data
de 1915 a publicação de "Triste Fim de Policarpo Quaresma", romance
de grande densidade crítica e carregado de uma visão agressiva e realista que,
entre outras coisas, retrata a vida no subúrbio carioca, através de uma
linguagem rica de comunicações e de recursos expressivos”.
O autor desse romance é:
a) Monteiro Lobato b) Euclides da Cunha c) Graça Aranha
d) Alcântara Machado e) Lima Barreto
O autor desse romance é:
a) Monteiro Lobato b) Euclides da Cunha c) Graça Aranha
d) Alcântara Machado e) Lima Barreto
9)Nas duas primeiras décadas do
século XX, surgiu, no Brasil, o Pré-modernismo. Sobre esse tema, assinale V para verdadeiro e F para falso. (0,5)
a) ( ) O
pré-modernismo é considerado um período de transição: conserva algumas
tendências das estéticas da segunda metade do século XXI(Realismo, Naturalismo
e Simbolismo).
b) ( ) O pré-modernismo não é uma estética
literária , pois conserva traços do Realismo, Simbolismo e Naturalismo.
c) ( )
Euclides da Cunha dividiu seu livro em três partes: o solo, a terra, o clima.
d) ( )
Lima Barreto narrou a vidas nos
subúrbios cariocas. Era lá que vivia a pequena classe média
e) (
) Através de Policarpo, Lima Barreto tematiza
o embate entre o real e o ideal.
f) (
) Para realizar o projeto literário do
pré-modernismo era preciso desviar o olhar das classes sociais menos
privilegiada, e enfocar os personagens
que não havia aparecido ainda como os empresários.
10)
Os sertões é uma
narrativa da insurreição de um grupo de fanáticos religiosos e não só descreve
a sociedade, mas também a geografia, geologia, e zoologia plana do sertão
brasileiro. Com seu apurado estilo jornalístico-épico, Euclides da Cunha traça
um retrato dos elementos que compõem a guerra de Canudos dividindo sua obra em
três partes. Cite- as descrevendo
a característica de cada uma. (0,5) (verso)
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